segunda-feira, 3 de novembro de 2008

UM NEGRO CAMPEÃO NA FÓRMULA 1


Fiquei muito feliz com o resultado da corrida da Fórmula 1 de 02/11/08, por dois motivos:

1- Ver o Brasileiro Felipe Massa vencer a corrida em seu país de origem, que creio deve ser uma emoção indescritível, todos vibrando em seu idioma e depois ouvir o Hino Nacional; como compatriota dele fiquei muito feliz com vitória que passa ser de todos nós os brasileiros.

2- Ver um "negro" sagrar campeão mundial da Fórmula 1, esse sim é um feito "histórico mundial".
  • Quem imaginaria a bem pouco tempo atrás que um afro poderia um dia realizar este feito, nossos antepassados nem pensar... Não por incapacidade da raça, pois qualquer ser humano pode ser; fazer; realizar ou enfrentar qualquer desafio de igual para igual, mas devido as condições que foram impostas ao negro mundialmente. Arrancado se sua terra de origem a força, trazido acorrentado para uma terra que lhe era estranha de um povo estranho, com línguas que lhe era estranha e hábitos totalmente contrário aos seus costumes, para ser submetidos a condições sub-humanas, sendo tratados como animal de carga.
  • Isto sim é que é vitória. Vitória das Vitórias, principalmente para muitos crianças negras aqui em nosso país nem tem o direito de sonhar com uma carrinho, de controle remoto então nem cogitar, a não ser usado quando ganha nas campanhas natalinas; como sonhar então com a FÓRMULA 1 um dos esportes mais caros.
  • Sei que não deve ter sido fácil para Lewis, ele deve ter ouvidos frases maldosas como "que esse negrinho está fazendo aqui" ou pegue um copo d'água para mim" etc, não sei como é nos outros países mas no nosso é o que ouviremos certamente; porque infelizmente no Brasil o negro ainda é visto só para fazer serviços subalternos, aqui ele só poderia ser visto varrendo a pista do autódromo, lavar os banheiros dos boxs talvez... No Brasil nos os negros não tivemos facilidades para estudar e muito menos galgar cargos mais elevados; As novelas negro era só para ser escravo ou empregada doméstica, nos anúncios era só para propaganda de lã de aço, etc. Negro em nosso país as chances esportivas só esporte de massa, esporte barato, futebol; atletismo, etc. Graças a Deus que agora o Brasil está começando a reparar o erro, que ainda não é o ideal uma vez que foi necessário implantar leis para que o negro pudesse concorrer a uma vaga, seja no emprego, na mídia em geral; e nas faculdades, já tivemos até ministros negros; deputados e senadores.
  • A vitória de Lewis é grito intalado na garganta dos negros. Que venham mais Lewis Hamilton, e que negros brasileiros tenham condições financeiras para participar do esporte que quiser. Que tal afros descendentes brasileiros correndo na Fórmula 1; Indi; no Joquei Clube; em todos os esporte chamados de "Elite", é um sonho, sim é; mas os sonhos realizam Graças a Deus.
    Por tudo isto esta VITÓRIA TEM UM FATO HERÓICO E HISTÓRICO.
    Eloiza M. Nogueira

Nenhum comentário: